PROJETO MEIO AMBIENTE E VIDA 1

Fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha usado

 

A natureza e o meio ambiente sempre foram impactados pelas atividades humanas. A partir do século 20 as questões ambientais começaram a ser discutidas e inseridas no contexto do desenvolvimento social; essa nova perspectiva contribuiu para redefinir a economia, a sociedade e a política. As novas discussões sobre as relações entre natureza e sociedade humana têm exigido cada vez mais reflexões, pois geram tantos resultados quanto são suas possibilidades. O debate gerou uma nova percepção de desenvolvimento, que passou a ser fundamentado pela ciência e pela compatibilização sócio econômica, através, brilhantemente, da prática da sustentabilidade.
Segundo o Portal da Sustenbalidade, ela propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. Portanto, a sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
          Assim, o “Projeto Meio Ambiente e Vida” têm como um de seus objetivos inserir, gradativamente, na realidade cotidiana do aluno e sua comunidade a necessidade e a importância da preservação ambiental, através da criação de uma mentalidade mais sustentável, que busque a contínua preservação do meio ambiente.

Nesse contexto, uma boa alternativa é a prática da coleta e da reciclagem do óleo de cozinha usado, para tranformá-lo em sabão ecológico caseiro, como fizeram alguns alunos do turno da manhã.


Mãos à obra...


  Aos poucos o grupo vai se reunindo...


 O óleo usado está pronto para a transformação...


Produtos à mesa...


 Aos poucos a reciclagem...

 A transformação...



Sob a supervisão das professoras Marluce e Neusa

 Vamos mexer...


Nadine! Mexendo...


 Mexendo... Larissa!


 E no final,

o resultado!!

Sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado.

Limpo, útil e sustentável...

A natureza agradece!




COMO FAZER

Sabão (ingredientes):

5 (cinco) litros de óleo de cozinha usado e peneirado; 2 (dois) litros de água; 200 (duzentos) mililitros de amaciante; 1 (um) quilo de soda cáustica em escama, uma peneirinha e luvas de proteção.

Preparo: Coloque cuidadosamente a soda em escama no fundo de um balde. Depois, coloque a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda. Adicione o óleo coado e mexa. Adicione o amaciante e continue mexendo, até ficar homogênea. Jogue a mistura em uma forma e espere secar. Corte o sabão em barras.

Atenção: alguns ingredientes são tóxicos ou combustíveis e não devem, em nenhuma hipótese, ser manuseados por crianças e pessoas despreparadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário