A TARDE CULTURAL


        Na segunda-feira, 27 de agosto, alguns alunos do turno da tarde tiveram aulas e atividades externas. Com o propósito de pôr em prática algumas teorias do processo de ensino-aprendizagem, sob a supervisão do professor de História Luiz Antonio, os alunos participaram da Tarde Cultural do Polivalente. Eles visitaram e conheceram a Biblioteca Pública Municipal e o Museu de Varginha. 
          O incentivo e a prática da leitura, o exercício da cidadania, a orgaziação pessoal, o trabalho em grupo e o estudo da importância do patrimônio histórico na preservação da memória da cidade, foram alguns aspectos discutidos na ação.

          Começou com o encontro dos alunos e do professor na hora prevista para o inicio das atividades. Luiz Antonio, Brenda, Jéssica, Ester, Raissa, Gabriela, Luis Felipe, Thalita, Jéssica e Larissa.



          Logo fomos à cantina da escola para preparar nosso lanche da tarde. Organização, ajuda mútua e muita descontração. Tudo isso mostrou a importância de cada um no grupo.




          Em seguida, o primeiro compromisso. Eliana Costa, a bibliotecária nos apresentou detalhadamente todo o processo de funcionamento da Biblioteca Municipal. Em seguida os alunos fizeram seus cadastros e foram alimentar suas mentes de muito conhecimento. A biblioteca fica na antiga Estação Ferroviária, que é um Patrimônio Histórico Municipal.
          O grande edifício da Estação Ferroviária foi construído pelos engenheiros Armindo Paione e Braz Paione e data de 1934.











         As alunos puderam ler e conhecer bem a biblioteca e puderam também levar livros para casa. E sempre que quiserem, podem ir à biblioteca pegar diversos livros para ler e pesquisar em casa.

Depois, pausa para o lanche, antes de ir ao Museu Municipal.






Então, o segundo compromisso: O Museu de Varginha.



          Ali, todos tiveram contato com objetos que fazem parte da história mundial, nacional e de Varginha. O prédio do museu também é um Patrimônio Histórico Municipal, foi construido para ser a primeira sede do Banco do Brasil, em Varginha.


         Quando o Banco do Brasil estabeleceu-se na cidade, haviam apenas 35 agências no Brasil. Contrataram os irmãos Pires, eficientes empreiteiros, que utilizavam de esmero e eficiência para a execução de suas obras. E em 1920, a nova obra foi concluída. 













E após a atividade, todos de volta à escola, para compartilhar as experiências e o conhecimento adquirido. 



Mais sobre Varginha em : http://www.maisvarginha.com.br/vga_patrimonio.asp





Um comentário:

  1. Professor, tenha certeza que seus alunos jamais esquecerão deste evento.
    Parabéns!

    ResponderExcluir